ASSESSORIA DE IMPRENSA ZL COMUNICAÇÃO

ASSESSORIA DE IMPRENSA ZL COMUNICAÇÃO

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Documentário sobre o Acervo do Museu da Casa de Rui Barbosa


Venha ser nosso parceiro neste projeto aprovado pelo MINC-LEI ROUNET, DOCUMENTÁRIO SOBRE O ACERVO DA CASA DE RUI BARBOSA. Projeto registrado na Biblioteca Nacional.
CONTATO: zlcomunicacao8@gmail.com- JÔ A. Ramos

A ZL Comunicação propõe criar um documentário sobre o acervo da Casa Rui Barbosa e seus significativos nomes, mostrando sua importância em nossa história.  Vamos realizar, através das imagens e narrativas, o resgate da história e trajetória desses formadores das características político e cultural brasileira, os apresentando, especialmente, para as novas gerações.


O PROJETO

O Projeto vai divulgar através de um documentário, o acervo histórico da Casa Rui Barbosa, centrando o trabalho em nomes de personagens da nossa cultura, e com isso, valorizar a conservação dessas informações e principalmente manter vivos esses personagens. No momento em que esse documentário no cinema, na TV ou sob a forma de DVDs, for acessado por escolas e visitantes da Casa Rui Barbosa, propiciarão um conhecimento mais aprofundado do que uma simples visita. Além de não manter enclausuradas essas informações.

Um dos problemas enfrentados pelos pesquisadores é a dificuldade de acesso às fontes documentais, condição indispensável à reconstituição do nosso passado. Estes desafios vêm sendo apontados pelos especialistas, como um dos mais sérios obstáculos ao avanço do conhecimento no nosso país. Isso determinou o surgimento desse projeto, visando o mapeamento de fontes e o livre acesso a estas informações.

A ênfase nestes documentos proporcionará um interesse pelas práticas de pesquisa educativa como manifestações culturais, seus sujeitos e seus produtos. Assim as instituições serão novamente valorizadas enquanto espaços onde as práticas culturais são criadas, disseminadas, discutidas e recriadas.
Os museus são lugares de memória. Têm a tarefa de informar, reunindo indivíduos e comunidades em torno de tradições e idéias, através do universo simbólico das tradições. Por mais modestos que possam ser, registram marcas da trajetória humana. São caminhos que ligam e religam tempos, idéias, sentimentos, seres e coisas. São veículos de encontros e principalmente crescimento humano. Por isto, os museus são hoje reconhecidos como uma instituição a serviço da sociedade da qual é parte integrante. Sua finalidade consiste em servir ou em salvaguardar a continuidade das instituições, bem como das comunidades que as criam, transformam, extinguem e restabelecem. Neste movimento, os museus deixam de ser depósitos de coisas velhas, passando a órgãos vivos, de fomento cultural e de difusão do saber e costumes da sociedade por ele representada.

OBJETIVO
Um povo que não mantém viva a sua cultura é um povo morto ou obsoleto. E mais do que isso é colonizado em todos os seus aspectos culturais e inclusive econômico. Assim buscamos reconhecer nosso patrimônio Histórico e Cultural, discutindo a importância da preservação e divulgação dos acervos constantes deste patrimônio. Podemos sensibilizar o público da importância de cuidar dos bens materiais e intelectuais dos nossos autores/escritores/poetas, valorizando nossa brasilidade e usando nossa língua e costumes como veículo de comunicação e expressão entre nossas pessoas e os diferentes povos que nos da a identidade de Brasileiros.
Podemos contribuir e incentivar o interesse pela leitura e escrita como fontes de informação, aprendizagem, lazer e arte, com o simples hábito de divulgar nosso acervo histórico cultural, iniciando pelo patrimônio da Casa Rui Barbosa. 
Com o advento das imagens digitalizadas, é fundamental para a cena cultural do Brasil, que os acervos de seus Museus sejam disponibilizados em audiovisual por dois motivos:
Em primeiro lugar para a maior conservação e melhor acesso as obras, peças e informações contidas nos acervos. Os custos com a manutenção cairá drasticamente. O acervo acondicionado de maneira correta e com menor quantidade de manipulação, elevará sua durabilidade, diminuindo as necessidades de restauração e conservação.
Em segundo lugar, a acessibilidade poderá ser feita de diversas formas, em DVDs, exibição dos programas em TVs e principalmente em links de internet, o que possibilitará uma infinidade de consultas a esse acervo, seja para pesquisa ou somente entretenimento cultural.

2 comentários:

  1. Muita sorte, minha querida, é o que desejo para você e seu projeto, que é de enorme importância para a preservação da cultura brasileira. Sucesso nessa empreitada que, tenho certeza, terá uma linda trajetória. Beijos, Sossô

    ResponderExcluir
  2. Obrigada querida, preciso de força. BJS

    ResponderExcluir